COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS - 3 SÉRIE

 TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS

3 SÉRIE

1 BIMESTRE

 

Informações importantes

1 – Todos os trabalhos escritos deverão ser feitos em papel almaço, feitos a mão, com capa em papel sulfite contendo nome da unidade escolar, série e nome completo do aluno.

2 – Os trabalhos visuais deverão ser feitos em papel Canson A3 – Com margem de 2 centímetros.


Habilidade: (EM13LGG102) - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

Trabalho 01 – RESUMO CRÍTICO – Leia o texto a seguir disponibilizado no site: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/13/o-corpo-educa-a-arte-integra/

A partir da leitura, faça um resumo crítico do que você aprendeu e sua visão crítica a partir do que foi estudado.

Trabalho 02 – PESQUISA:  Faça uma pesquisa sobre democratização na dança.

Trabalho 03 – Assista ao vídeo disponibilizado em: https://www.youtube.com/watch?v=UT4m6Mnvpfo&t=9s. Depois de ter assistido o vídeo, escreva um texto de até 1 página contendo as observações coletadas acerca do que foi assistido. Lembre-se que suas observações precisam expressar sua opinião.

 

Habilidade: (EM13LGG302) - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

 

Trabalho 01 - Estudante, você irá assistir a alguns vídeos de dança. Registre suas reflexões e percepções sobre eles. Você pode se basear nas questões a seguir, mas também pode levantar observações próprias, ainda que não estejam relacionadas a estas questões.

1. Que visões de mundo essa dança parece promover? Por que você acredita nisso?

2. Que corpos ela promove? O que isso tem a ver com as visões de mundo que você identificou?

3. Como o espaço em que ela acontece está relacionado à visão de mundo que ela propõe?

4. Como você se posiciona frente a cada uma dessas visões de mundo? Como as relaciona com os contextos em que surgiram e com os contextos por onde circulam atualmente?

SÃO Paulo Companhia de Dança. SPCD na Estrada #06 - Salto. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2021. 1 vídeo (2 min 29 seg). Disponível em: https://cutt.ly/mVJLiFs. Acesso em 16 set. 2022.

ALT-video. Roda de Coco - Brincantes da Pedra Branca. Rio de Janeiro: Alt-video, 2017. 1 vídeo (33 min 04 seg). Disponível em: https://cutt.ly/KVJLpyY. Acesso em: 29 jun. 2022. *apresentar trecho que compreende entre 3’43’’ e 5’19’’

SÃO Paulo Companhia de Dança. Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes (1892), SPCD e OSESP - Promocional. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2018. 1 vídeo (4 min 03 seg). Disponível em: https://cutt.ly/NVJLfnz. Acesso em 16 set. 2022.

 

Trabalho 02 – Assista ao vídeo a seguir disponibilizado em:

CREFITO-3. A superação por meio da dança. São Paulo: Crefito - 3, 2014. 1 vídeo (9min48seg). Disponível em: https://cutt.ly/kVVApHX. Acesso em 16 set. 2022

Questionamentos

1. Na retomada dos seus registros, como você percebe suas próprias concepções sobre o corpo?

2. Por que concebe o corpo desta maneira?

A partir dos questionamentos sobre o vídeo, elabore um texto abordando a situação vivida pelo artista defendendo seu ponto de vista.

 

EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

Trabalho 01 – Responder o questionário abaixo, mas as respostas não deve ser rasas como: Não, não sei, já fui, etc. Mínimo de 3 linhas para uma resposta justificada com suas opiniões aprofundada sobre cada pergunta.

 

Trabalho 02 – Faça uma breve pesquisa sobre os assuntos abaixo relacionados. A pesquisa não deve exceder 2 folhas.

Ø  Arte voltada às tradições populares,

Ø  Arte vinda de classes operárias e que ainda não fazem parte da cultura de massa,

Ø  Arte presente em museus, galerias,

Ø  Arte produzida em larga escala

 

Trabalho 03 - Assistam ao vídeo Cultura de massa, disponível em: https://cutt.ly/QKvjcip.

Agora redija um texto colocando seu ponto de vista crítico sobre o que assistiu. Você pode primeiro refletir sobre os questionamentos abaixo para seu texto.

Questão para iniciar a reflexão: De que maneira as posturas juvenis, em postagens nas redes sociais, contribuem para seu amadurecimento como cidadão consciente e crítico diante uma sociedade tão desigual, considerando os lugares que frequentam, o que consomem e o que assistem?

EM13LGG401 - Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Trabalho 01 - Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Reflita e responda de forma aprofundada as questões abaixo. Respostas vagas não serão computadas.

1. Para você, qual a função da música?

2. O que você entende por visões de mundo e consciência social?

3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social?

4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras?

5. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?

6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique.

7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?

 

Trabalho 02 - Agora você irá analisar algumas músicas que trazem reflexões acerca de alguns temas - crítica social, estrangeirismo e romance. Para isso, preste atenção às letras e anote suas observações. Ao final, registre suas observações. Não deve passar de uma folha.

Música 01 – Crítica Social -  Fotografia 3x4 - Belchior. Disponível em: https://cutt.ly/8KHITCz. Acesso em 22 jun. 2022.

Música 02 – Estrangeirismo - Pela internet 2 - Gilberto Gil. Disponível em: https://cutt.ly/bKHI55y. Acesso em 16 set. 2022.

Música 03 – Estrangeirismo - Zeca Baleiro - Samba do Approach. Disponível em: https://cutt.ly/gKHOqXU. Acesso em 16 set. 2022.

Música 04 – Romance - Rosa - Marisa Monte. Disponível em: https://cutt.ly/rKHOtCw. Acesso em 16 set. 2022.

Música 05 – Romance - Ai que saudades da Amélia. Disponível em: https://cutt.ly/JKHOu98. Acesso em 16 set. 2022.

 

Trabalho 03 – Composição Musical - Estudante, chegou o momento de você criar uma composição musical. Escolha um tema/ desafio dentre as opções a seguir. Lembre-se: Você deverá criar uma música contendo duas estrofes de 4 linhas cada e 1 refrão de 4 linhas, baseado nos temas abaixo e encaminhar o vídeo ou a música para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br

Ø  Composição musical com tema social, trazendo a questão dos migrantes no Brasil

Ø  Composição musical com tema social sobre o feminicídio.

Ø  Composição musical com tema social sobre racismo.

Ø  Composição musical com tema social, abordando a igualdade de gênero.

Ø  Composição musical com tema romântico, enaltecendo o amor puro e fiel.

Ø  Composição musical com abordagens do estrangeirismo, mas sem citar termos relacionados às mídias digitais

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSENCIAS

3 SÉRIE

2 BIMESTRE

 

EM13LGG204 - Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e Direitos Humanos.

 

Trabalho 01 – A partir da leitura do artigo a seguir: https://jornal.usp.br/artigos/artes-e-democracia-em-questao/. Faça um breve resumo crítico do que você entendeu. Não deve ultrapassar 1 folha manuscrita.

Trabalho 02 – Leia o artigo a seguir em:  https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/#:~:text=Mas%20o%20que%20%C3%A9%20exatamente,mais%20perif%C3%A9ricas%2C%20de%20maneira%20popular e responda as perguntas a seguir. Lembre-se: Responda de forma aprofundada sempre colocando seu ponto de vista.

1. Como a autora descreve as funções da democracia?

2. O que é, para ela, a democratização da arte?

3. De acordo com o texto, a autora considera a democratização da arte como uma via de mão dupla: por um lado, é necessário que o público tenha mais acesso; por outro, que os artistas possam tornar suas obras públicas. Neste sentido, segundo a autora, qual a forma mais democrática de arte? Por quê?

4. Você conhece outras formas de arte que possam ser consideradas democráticas? Quais e como acontecem?

5. Na sua opinião, a arte é democrática? O que te leva a pensar desta forma?

Trabalho 03 – Acesse os links abaixo, estude o conteúdo e a partir de suas observações, faça um resumo crítico do que entendeu sobre os assuntos. Não deverá ultrapassar 2 folhas.

01 - Arte Digital - Disponível em: https://cutt.ly/yVXePJ3.

 02 – Criptoarte – Disponível em: https://cutt.ly/OVXeFzQ e  

03 - NFT – Disponível em https://cutt.ly/MZX7S6o

EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.

Trabalho 01 – Acesse e leia o artigo disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bootleg

Depois de ter lido o artigo, faça um breve resumo definindo seu ponto de vista sobre tudo o que leu.

Trabalho 02 – Hora da Produção: Escolha uma das linguagens efêmeras da arte: dança, música, teatro ou manifestações híbridas, como as performances. Depois faça uma produção de 1 minuto com a linguagem escolhida, que pode ser uma música, uma dança, um cena de teatro gravado em vídeo. Depois de realizado, encaminhar para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br

EM13LGG702 - Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

Trabalho 01 - Faça uma dissertação com o tema: Fake news: mentira ou promoção para ganhar notoriedade? (30 linhas)

Trabalho 02 - Ladrões De Bicicletas - (Ita Sub Português) - Filme Completo by Film&Clips – YouTube – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yVBueyCH0Eg

Depois de ter assistido o filme, faça uma resenha sobre o mesmo. Se não sabe como fazer uma resenha de filme, acesse o link: https://www.todamateria.com.br/resenha-de-filme-como-fazer-com-exemplos/

Trabalho 03 – Leia os artigos abaixo:

01 - Robôs aprendem a pintar quadros por meio da inteligência artificial: https://cutt.ly/4ZMLJWC

02 - Robô pinta quadros em estilo tradicional chinês e obras são vendidas por cerca de 50,5 mil: https://cutt.ly/MZML8UY

03 - Conheça o scribit o robô grafiteiro que faz desenhos e decora paredes: https://cutt.ly/vZMZ1pe

Agora que você leu tudo, faça um resumo crítico, isto é, defendendo seu ponto de vista sobre o que entendeu. Não deverá ultrapassar 2 folhas.

EM13LGG704 - Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

Assista aos vídeos abaixo para fazer o próximo trabalho

Vídeo 01 - "Não há arte sem interação": exposição vira playground para adultos – YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=8AbwFLp_UF4

Vídeo 02 - https://www.youtube.com/watch?v=avW8xWz--IY

Vídeo 03 - https://youtu.be/qbLRV8OI0ZM

 

Trabalho 01 -Depois de ter assistido aos vídeos, produza um resumo crítico sobre o que você assistiu definindo seu ponto de vista.

Pesquise as profissões abaixo para fazer o trabalho 2

Arquitetura; Design de interiores; Design gráfico; Propaganda; Publicidade; Artes Plásticas; Figurinista; Cenógrafo; Jornalismo; Turismo; Educomunicação; Museologia; Produção Cultural; Rádio e TV; Produção Editorial; Audiovisual; Cinema; Vídeo; Comunicação em Mídias Digitais; Moda; Desenho Industrial; Fotografia; Urbanismo; Conservação e Restauro; História da Arte; Artista Multimídia/Animador; Ilustrador; Caricaturista; Tatuador; Designer de Joias; Técnicos em eletrônica e informática etc

Trabalho 02 - Escolha uma das profissões pesquisadas. Desenvolva um projeto seguindo os itens abaixo:

Observações: O projeto precisa ser democrático, pensado para envolver os colegas da própria escola e de seu entorno no momento da exposição, e além de pensar no que se pretende provocar no público, sem esquecer dos colegas com necessidades especiais e como eles poderiam participar dessa ação.

O registro do projeto e de seu percurso são a base de toda a pesquisa e desenvolvimento. Por isso, é imprescindível que o estudante registre todo o passo a passo, mesmo que no decorrer ele mude de rumo.

Vale ressaltar que registrar cada fase é de suma importância para que se entenda o progresso do projeto, além de ser uma ferramenta que facilita uma melhor organização ‘de onde partir e aonde chegar’. Sem isso definido, o projeto pode se perder no meio do caminho, diante de tantas opções e ideias. Segue um modelo de organização de projeto, contendo os seguintes itens:

O registro do projeto e de seu percurso são a base de toda a pesquisa e desenvolvimento. Por isso, é imprescindível que o estudante registre todo o passo a passo, mesmo que no decorrer ele mude de rumo. Segue um modelo de organização de projeto, contendo os seguintes itens:

• Nome do projeto – Escolher um nome para o Projeto, que represente com clareza o foco principal do Projeto - Profissões ligadas às artes visuais e como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir artes visuais.

• Definição de responsáveis – Especificar no grupo qual componente/ ou componentes são responsáveis por qual etapa é importante para definir obrigações e responsabilidades. Dessa forma, o trabalho de grupo deve ser estruturado e organizado em função de um problema ou de tarefas a serem realizadas por todos os componentes do grupo. Deixe que os estudantes conversem e definam as atividades e responsabilidades de cada um.

• Escolha de uma ou mais profissões – Utilizem o material pesquisado no Momento 2 para desenvolver este Projeto.

• Descrição da Metodologia – Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja:

 • Colaborativa, envolvendo todos os componentes do grupo;

• Integrativa, envolvendo professores, estudantes e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais. a. Esboço / Croqui - Apresentação de como ficará a obra terminada, com planta do espaço necessário para sua exposição (sala de aula, pátio, quadra, corredor etc.). b. Cronograma – Utilização de ferramentas como planilhas digitais (Excel ou google drive), quadros, lousas, cadernos para definição passo a passo de quando e como o projeto será realizado. c. Materialidade – Escolha e seleção de suporte, materiais e ferramentas.

• Produção final – Breve relato de como será o produto.

• Avaliação – Avaliar cada etapa do Projeto e utilização de recursos, revendo possíveis adequações.

• Bibliografia (fontes bibliográficas, links, ou seja, todas as fontes da pesquisa.)

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSENCIAS

3 SÉRIE

3 BIMESTRE

 

(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

 

Trabalho 01 - Responsa o questionário abaixo, com respostas bem aprofundadas.

1 - Por que algumas postagens são interessantes para postar em um curto período, mas não são importantes o suficiente para serem registradas por mais tempo?

2 - Como você percebe o aumento das visitas às exposições imersivas, mas não em museus onde as obras originais se encontram?

3 - Levando-se em conta que cultura é algo que sobrevive ao tempo, como podemos perceber o imediatismo tão presente na nossa cultura/sociedade atual?

4 - O que você entende sobre tempos líquidos ou relações líquidas?

5 - Já ouviu esse termo? O que sabe a respeito dele?

6 - No seu círculo social, de qual forma você identifica, atualmente, alguma relação sólida, ou de anos de existência (relação com pessoas da escola – professores, amigos –, casamentos duradouros, amizades de infância etc.)?

Trabalho 02 – Veja o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=wUpqC9OMGRA

Depois de ter assistido o vídeo, faça um texto baseado nas ideias e observações importantes definindo seu ponto de vista sobre reações líquidas

 

Trabalho 03 - Faça uma curadoria em suas redes sociais e reflita sobre as imagens postadas dos lugares culturais que frequenta.

Reflita sobre esses registros e qual é o significado deles para você, indicando quão significativa ou superficialmente esses lugares estão representados em sua memória e em seu aprendizado.

Pontue os lugares onde a efemeridade e a superficialidade ficaram mais evidentes, bem como os lugares onde determinados pontos tiveram mais solidez ou aprendizado.

 

(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.

 

Trabalho 01 - Escolha uma música – de preferência inspirada em algum texto literário – e, em seguida, criem um vídeo sobre ela.

Pesquise referências, façam uma leitura mais detalhada dos seus versos e, claro, abusem da criatividade para criar o vídeo.

Atentem-se às imagens que serão utilizadas quanto aos direitos autorais ou registrem vocês mesmos as imagens.

Trabalho 02 – A partir de um texto literário de sua escolha, você irá produzir um cartaz bem bonito. Você pode usar para a produção o Canvas ou qualquer outro programa de  sua escolha.

 Depois de pesquisado a frase do texto literário,  crie sua produção.

Encaminhe para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br

 

(EM13LGG604) Relacionar práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

 

Trabalho 01 – Vá para a aula 09 – disponibilizada no blog e faça um registro fotográfico como descrito na aula, o registro fotográfico deverá conter:

Plano Geral, Plano de Conjunto, Plano aberto ou de corpo inteiro, Primeiro Plano, Primeiríssimo plano, plano detalhe.

As fotografias deverão ser encaminhadas para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br

 

Trabalho 02 – Faça uma breve pesquisa sobre o tema fotografia, contando sua história e suas curiosidades.

Comentários

Postagens mais visitadas