COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS - 3 SÉRIE
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
3 SÉRIE
1 BIMESTRE
Informações importantes
1 – Todos os trabalhos escritos deverão ser feitos em papel almaço, feitos a mão, com capa em papel sulfite contendo nome da unidade escolar, série e nome completo do aluno.
2 – Os trabalhos visuais deverão ser feitos em papel Canson A3 – Com margem de 2 centímetros.
Habilidade: (EM13LGG102) - Analisar visões de mundo,
conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos
veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação,
interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
Trabalho 01 – RESUMO CRÍTICO – Leia o texto a seguir
disponibilizado no site: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/13/o-corpo-educa-a-arte-integra/
A partir da leitura, faça um resumo crítico do que você
aprendeu e sua visão crítica a partir do que foi estudado.
Trabalho 02 – PESQUISA:
Faça uma pesquisa sobre democratização na dança.
Trabalho 03 – Assista ao vídeo disponibilizado em: https://www.youtube.com/watch?v=UT4m6Mnvpfo&t=9s.
Depois de ter assistido o vídeo, escreva um texto de até 1 página contendo as
observações coletadas acerca do que foi assistido. Lembre-se que suas
observações precisam expressar sua opinião.
Habilidade: (EM13LGG302) - Posicionar-se criticamente
diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes
linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Trabalho 01 - Estudante, você
irá assistir a alguns vídeos de dança. Registre suas reflexões e percepções
sobre eles. Você pode se basear nas questões a seguir, mas também pode levantar
observações próprias, ainda que não estejam relacionadas a estas questões.
1. Que visões de mundo essa dança parece promover? Por que
você acredita nisso?
2. Que corpos ela promove? O que isso tem a ver com as
visões de mundo que você identificou?
3. Como o espaço em que ela acontece está relacionado à
visão de mundo que ela propõe?
4. Como você se posiciona frente a cada uma dessas visões de
mundo? Como as relaciona com os contextos em que surgiram e com os contextos
por onde circulam atualmente?
SÃO Paulo Companhia de Dança. SPCD na Estrada #06 - Salto.
São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2021. 1 vídeo (2 min 29 seg).
Disponível em: https://cutt.ly/mVJLiFs.
Acesso em 16 set. 2022.
ALT-video. Roda de Coco - Brincantes da Pedra Branca. Rio de
Janeiro: Alt-video, 2017. 1 vídeo (33 min 04 seg). Disponível em: https://cutt.ly/KVJLpyY. Acesso em: 29 jun.
2022. *apresentar trecho que compreende entre 3’43’’ e 5’19’’
SÃO Paulo Companhia de Dança. Grand Pas de Deux de O
Quebra-Nozes (1892), SPCD e OSESP - Promocional. São Paulo: São Paulo Companhia
de Dança, 2018. 1 vídeo (4 min 03 seg). Disponível em: https://cutt.ly/NVJLfnz. Acesso em 16 set.
2022.
Trabalho 02 – Assista ao vídeo a seguir disponibilizado em:
CREFITO-3. A superação por meio da dança. São Paulo: Crefito
- 3, 2014. 1 vídeo (9min48seg). Disponível em: https://cutt.ly/kVVApHX.
Acesso em 16 set. 2022
Questionamentos
1. Na retomada dos seus registros, como você percebe suas
próprias concepções sobre o corpo?
2. Por que concebe o corpo desta maneira?
A partir dos questionamentos sobre o vídeo, elabore um texto
abordando a situação vivida pelo artista defendendo seu ponto de vista.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar
decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
Trabalho 01 – Responder o questionário abaixo, mas as
respostas não deve ser rasas como: Não, não sei, já fui, etc. Mínimo de 3
linhas para uma resposta justificada com suas opiniões aprofundada sobre cada
pergunta.
Trabalho 02 – Faça uma breve pesquisa sobre os assuntos
abaixo relacionados. A pesquisa não deve exceder 2 folhas.
Ø
Arte voltada às tradições populares,
Ø
Arte vinda de classes operárias e que ainda não
fazem parte da cultura de massa,
Ø
Arte presente em museus, galerias,
Ø
Arte produzida em larga escala
Trabalho 03 - Assistam ao vídeo Cultura de massa, disponível
em: https://cutt.ly/QKvjcip.
Agora redija um texto colocando seu ponto de vista crítico
sobre o que assistiu. Você pode primeiro refletir sobre os questionamentos
abaixo para seu texto.
Questão para iniciar a reflexão: De que maneira as posturas
juvenis, em postagens nas redes sociais, contribuem para seu amadurecimento
como cidadão consciente e crítico diante uma sociedade tão desigual,
considerando os lugares que frequentam, o que consomem e o que assistem?
EM13LGG401 - Analisar criticamente textos de modo a
compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico,
social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Trabalho 01 - Estudante, para esta situação de aprendizagem,
traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo para as conversas e
práticas que serão trabalhadas. Reflita e responda de forma aprofundada as
questões abaixo. Respostas vagas não serão computadas.
1. Para você, qual a função da música?
2. O que você entende por visões de mundo e consciência
social?
3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um
tema político ou social?
4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em
composições brasileiras?
5. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos
contato?
6. O fato de você gostar de determinado gênero musical,
limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique.
7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros
musicais?
Trabalho 02 - Agora você irá analisar algumas músicas que
trazem reflexões acerca de alguns temas - crítica social, estrangeirismo e
romance. Para isso, preste atenção às letras e anote suas observações. Ao
final, registre suas observações. Não deve passar de uma folha.
Música 01 – Crítica Social - Fotografia 3x4 - Belchior. Disponível em: https://cutt.ly/8KHITCz. Acesso em 22 jun.
2022.
Música 02 – Estrangeirismo - Pela internet 2 - Gilberto Gil.
Disponível em: https://cutt.ly/bKHI55y.
Acesso em 16 set. 2022.
Música 03 – Estrangeirismo - Zeca Baleiro - Samba do
Approach. Disponível em: https://cutt.ly/gKHOqXU.
Acesso em 16 set. 2022.
Música 04 – Romance - Rosa - Marisa Monte. Disponível em: https://cutt.ly/rKHOtCw. Acesso em 16 set.
2022.
Música 05 – Romance - Ai que saudades da Amélia. Disponível
em: https://cutt.ly/JKHOu98. Acesso em
16 set. 2022.
Trabalho 03 – Composição Musical - Estudante, chegou o
momento de você criar uma composição musical. Escolha um tema/ desafio dentre
as opções a seguir. Lembre-se: Você deverá criar uma música contendo duas
estrofes de 4 linhas cada e 1 refrão de 4 linhas, baseado nos temas abaixo e
encaminhar o vídeo ou a música para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br
Ø
Composição musical com tema social, trazendo a
questão dos migrantes no Brasil
Ø
Composição musical com tema social sobre o
feminicídio.
Ø
Composição musical com tema social sobre
racismo.
Ø
Composição musical com tema social, abordando a
igualdade de gênero.
Ø
Composição musical com tema romântico,
enaltecendo o amor puro e fiel.
Ø
Composição musical com abordagens do
estrangeirismo, mas sem citar termos relacionados às mídias digitais
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSENCIAS
3 SÉRIE
2 BIMESTRE
EM13LGG204 - Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas
diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse
comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e
Direitos Humanos.
Trabalho 01 – A partir da leitura do artigo a seguir: https://jornal.usp.br/artigos/artes-e-democracia-em-questao/.
Faça um breve resumo crítico do que você entendeu. Não deve ultrapassar 1 folha
manuscrita.
Trabalho 02 – Leia o artigo a seguir em: https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/#:~:text=Mas%20o%20que%20%C3%A9%20exatamente,mais%20perif%C3%A9ricas%2C%20de%20maneira%20popular
e responda as perguntas a seguir. Lembre-se: Responda de forma aprofundada
sempre colocando seu ponto de vista.
1. Como a autora descreve as funções da democracia?
2. O que é, para ela, a democratização da arte?
3. De acordo com o texto, a autora considera a
democratização da arte como uma via de mão dupla: por um lado, é necessário que
o público tenha mais acesso; por outro, que os artistas possam tornar suas
obras públicas. Neste sentido, segundo a autora, qual a forma mais democrática
de arte? Por quê?
4. Você conhece outras formas de arte que possam ser
consideradas democráticas? Quais e como acontecem?
5. Na sua opinião, a arte é democrática? O que te leva a
pensar desta forma?
Trabalho 03 – Acesse os links abaixo, estude o conteúdo e a
partir de suas observações, faça um resumo crítico do que entendeu sobre os
assuntos. Não deverá ultrapassar 2 folhas.
01 - Arte Digital - Disponível em: https://cutt.ly/yVXePJ3.
02 – Criptoarte –
Disponível em: https://cutt.ly/OVXeFzQ e
03 - NFT – Disponível em https://cutt.ly/MZX7S6o
EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação
autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes
visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas,
recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas
diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências
individuais e coletivas.
Trabalho 01 – Acesse e leia o artigo disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bootleg
Depois de ter lido o artigo, faça um breve resumo definindo
seu ponto de vista sobre tudo o que leu.
Trabalho 02 – Hora da Produção: Escolha uma das linguagens
efêmeras da arte: dança, música, teatro ou manifestações híbridas, como as
performances. Depois faça uma produção de 1 minuto com a linguagem escolhida,
que pode ser uma música, uma dança, um cena de teatro gravado em vídeo. Depois
de realizado, encaminhar para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br
EM13LGG702 - Avaliar o impacto das tecnologias digitais
da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas
sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão
e produção de discursos em ambiente digital.
Trabalho 01 -
Faça uma dissertação com o tema: Fake news: mentira ou promoção para
ganhar notoriedade? (30 linhas)
Trabalho 02 - Ladrões De
Bicicletas - (Ita Sub Português) - Filme Completo by Film&Clips – YouTube –
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yVBueyCH0Eg
Depois de ter assistido o filme, faça uma resenha sobre o
mesmo. Se não sabe como fazer uma resenha de filme, acesse o link: https://www.todamateria.com.br/resenha-de-filme-como-fazer-com-exemplos/
Trabalho 03 – Leia os artigos abaixo:
01 - Robôs aprendem a pintar quadros por meio da
inteligência artificial: https://cutt.ly/4ZMLJWC
02 - Robô pinta quadros em estilo tradicional chinês e obras
são vendidas por cerca de 50,5 mil: https://cutt.ly/MZML8UY
03 - Conheça o scribit o robô grafiteiro que faz desenhos e
decora paredes: https://cutt.ly/vZMZ1pe
Agora que você leu tudo, faça um resumo crítico, isto é,
defendendo seu ponto de vista sobre o que entendeu. Não deverá ultrapassar 2
folhas.
EM13LGG704 - Apropriar-se criticamente de processos de
pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de
produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
Assista aos vídeos abaixo para fazer o próximo trabalho
Vídeo 01 - "Não há arte sem interação": exposição
vira playground para adultos – YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=8AbwFLp_UF4
Vídeo 02 - https://www.youtube.com/watch?v=avW8xWz--IY
Vídeo 03 - https://youtu.be/qbLRV8OI0ZM
Trabalho 01 -Depois de ter assistido aos vídeos, produza um
resumo crítico sobre o que você assistiu definindo seu ponto de vista.
Pesquise as profissões abaixo para fazer o trabalho 2
Arquitetura; Design de interiores; Design gráfico;
Propaganda; Publicidade; Artes Plásticas; Figurinista; Cenógrafo; Jornalismo;
Turismo; Educomunicação; Museologia; Produção Cultural; Rádio e TV; Produção
Editorial; Audiovisual; Cinema; Vídeo; Comunicação em Mídias Digitais; Moda;
Desenho Industrial; Fotografia; Urbanismo; Conservação e Restauro; História da
Arte; Artista Multimídia/Animador; Ilustrador; Caricaturista; Tatuador;
Designer de Joias; Técnicos em eletrônica e informática etc
Trabalho 02 - Escolha uma das profissões pesquisadas.
Desenvolva um projeto seguindo os itens abaixo:
Observações: O projeto precisa ser democrático, pensado para
envolver os colegas da própria escola e de seu entorno no momento da exposição,
e além de pensar no que se pretende provocar no público, sem esquecer dos
colegas com necessidades especiais e como eles poderiam participar dessa ação.
O registro do projeto e de seu percurso são a base de toda a
pesquisa e desenvolvimento. Por isso, é imprescindível que o estudante registre
todo o passo a passo, mesmo que no decorrer ele mude de rumo.
Vale ressaltar que registrar cada fase é de suma importância
para que se entenda o progresso do projeto, além de ser uma ferramenta que
facilita uma melhor organização ‘de onde partir e aonde chegar’. Sem isso
definido, o projeto pode se perder no meio do caminho, diante de tantas opções
e ideias. Segue um modelo de organização de projeto, contendo os seguintes
itens:
O registro do projeto e de seu percurso são a base de toda a
pesquisa e desenvolvimento. Por isso, é imprescindível que o estudante registre
todo o passo a passo, mesmo que no decorrer ele mude de rumo. Segue um modelo
de organização de projeto, contendo os seguintes itens:
• Nome do projeto – Escolher um
nome para o Projeto, que represente com clareza o foco principal do Projeto -
Profissões ligadas às artes visuais e como o uso da tecnologia modificou a
maneira de produzir artes visuais.
• Definição de responsáveis –
Especificar no grupo qual componente/ ou componentes são responsáveis por qual
etapa é importante para definir obrigações e responsabilidades. Dessa forma, o
trabalho de grupo deve ser estruturado e organizado em função de um problema ou
de tarefas a serem realizadas por todos os componentes do grupo. Deixe que os
estudantes conversem e definam as atividades e responsabilidades de cada um.
• Escolha de uma ou mais
profissões – Utilizem o material pesquisado no Momento 2 para desenvolver este
Projeto.
• Descrição da Metodologia –
Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do
projeto. Em especial, é necessário que ela seja:
• Colaborativa, envolvendo todos os
componentes do grupo;
• Integrativa, envolvendo
professores, estudantes e, se possível, funcionários e até mesmo membros da
comunidade externa, como os pais. a. Esboço / Croqui - Apresentação de como
ficará a obra terminada, com planta do espaço necessário para sua exposição (sala
de aula, pátio, quadra, corredor etc.). b. Cronograma – Utilização de
ferramentas como planilhas digitais (Excel ou google drive), quadros, lousas,
cadernos para definição passo a passo de quando e como o projeto será
realizado. c. Materialidade – Escolha e seleção de suporte, materiais e
ferramentas.
• Produção final – Breve relato
de como será o produto.
• Avaliação – Avaliar cada etapa
do Projeto e utilização de recursos, revendo possíveis adequações.
• Bibliografia (fontes
bibliográficas, links, ou seja, todas as fontes da pesquisa.)
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSENCIAS
3 SÉRIE
3 BIMESTRE
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de
linguagem possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para
enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa
atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Trabalho 01 - Responsa o questionário abaixo, com respostas
bem aprofundadas.
1 - Por que algumas postagens são interessantes para postar
em um curto período, mas não são importantes o suficiente para serem
registradas por mais tempo?
2 - Como você percebe o aumento das visitas às exposições
imersivas, mas não em museus onde as obras originais se encontram?
3 - Levando-se em conta que cultura é algo que sobrevive ao
tempo, como podemos perceber o imediatismo tão presente na nossa
cultura/sociedade atual?
4 - O que você entende sobre tempos líquidos ou relações
líquidas?
5 - Já ouviu esse termo? O que sabe a respeito dele?
6 - No seu círculo social, de qual forma você identifica,
atualmente, alguma relação sólida, ou de anos de existência (relação com
pessoas da escola – professores, amigos –, casamentos duradouros, amizades de
infância etc.)?
Trabalho 02 – Veja o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=wUpqC9OMGRA
Depois de ter assistido o vídeo, faça um texto baseado nas
ideias e observações importantes definindo seu ponto de vista sobre reações
líquidas
Trabalho 03 - Faça uma curadoria em suas redes sociais e
reflita sobre as imagens postadas dos lugares culturais que frequenta.
Reflita sobre esses registros e qual é o significado deles
para você, indicando quão significativa ou superficialmente esses lugares estão
representados em sua memória e em seu aprendizado.
Pontue os lugares onde a efemeridade e a superficialidade
ficaram mais evidentes, bem como os lugares onde determinados pontos tiveram
mais solidez ou aprendizado.
(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a
variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s)
interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por
esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Trabalho 01 - Escolha uma música – de preferência inspirada
em algum texto literário – e, em seguida, criem um vídeo sobre ela.
Pesquise referências, façam uma leitura mais detalhada dos
seus versos e, claro, abusem da criatividade para criar o vídeo.
Atentem-se às imagens que serão utilizadas quanto aos
direitos autorais ou registrem vocês mesmos as imagens.
Trabalho 02 – A partir de um texto literário de sua escolha,
você irá produzir um cartaz bem bonito. Você pode usar para a produção o Canvas
ou qualquer outro programa de sua
escolha.
Depois de pesquisado
a frase do texto literário, crie sua
produção.
Encaminhe para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br
(EM13LGG604) Relacionar práticas artísticas às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o
processo de construção histórica dessas práticas.
Trabalho 01 – Vá para a aula 09 – disponibilizada no blog e
faça um registro fotográfico como descrito na aula, o registro fotográfico
deverá conter:
Plano Geral, Plano de Conjunto, Plano aberto ou de corpo
inteiro, Primeiro Plano, Primeiríssimo plano, plano detalhe.
As fotografias deverão ser encaminhadas para o e-mail: adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br
Trabalho 02 – Faça uma breve pesquisa sobre o tema fotografia,
contando sua história e suas curiosidades.
Comentários
Postar um comentário