COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS - 1 SÉRIE
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
1 SÉRIE
1 BIMESTRE
Informações
importantes
1 – Todos os trabalhos escritos
deverão ser feitos em papel almaço, feitos a mão, com capa em papel sulfite contendo nome da
unidade escolar, série e nome completo do aluno.
2 – Os trabalhos visuais deverão
ser feitos em papel Canson A3 – Com margem de 2 centímetros.
Habilidade: EM13LGG103
Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir
criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais,
sonoras, gestuais).
Trabalho 01 - PESQUISA: Como a tecnologia mudou o universo
na Arte?
Trabalho 02 – PESQUISA:
Como se constroem as visões sobre o corpo no universo da Arte?
Habilidade: EM13LGG102 -
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas
possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na
realidade.
A seguir, são apresentados 4 pontos principais que farão
parte das discussões do debate sobre visões de mundo, conflitos de interesse,
preconceitos e ideologias do Mundo da Moda, presentes nos discursos veiculados
nas diferentes mídias. Leia-os atentamente, faça suas observações e anotações
dos pontos importantes.
1 - Moda – Visões de mundo,
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias A moda sustentável
está diretamente ligada a questões ecológicas. Essa moda procura despertar na
sociedade a consciência de seu consumo, para que ela adote procedimentos mais
condizentes com a preservação do meio ambiente e mais conscientes de toda a
devastação da natureza em nome do consumo exacerbado. Sua produção de tecidos,
sapatos, acessórios etc., procura criar um estilo próprio que atenda tanto a
pequenos mercados de moda quanto às grandes grifes.
2 - Moda – Conflitos de interesse
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias. Nesses tempos de
globalização, de tecnologia avançada e de consumismo desenfreado, é possível
evidenciar conflitos de interesses das indústrias, do comércio, do público em
geral, de toda uma cadeia que se forma, influenciando tendências e modismos que
vão atingir diretamente o mercado consumidor de moda. Considerando, para tanto,
todos os aspectos que envolvem este segmento, tais como os econômicos, os
pessoais, sociais, históricos, entre outros.
3 - Moda – Preconceitos presentes
nos discursos veiculados nas diferentes mídias O preconceito se reflete na
condição humana em relação aos conceitos que estão estabelecidos por uma
determinada sociedade. São opiniões que são emitidas sem dados objetivos,
motivados por julgamentos e generalizações que se expressam muitas vezes, por
meio de sentimentos hostis. No mundo da moda, fica evidente, dentre outros
fatores, quando, por exemplo, falamos na diversificação dos padrões de beleza
impostos pela sociedade, pelas mídias, pelo consumismo etc. Percebemos estes
estranhamentos (preconceitos) quando nos deparamos com as questões rotineiras
sobre moda para gordos, magros, altos, baixos, a cor rosa (para meninas) e azul
(para meninos). São algumas classificações que evidenciam o preconceito
existente no universo da moda.
4 - Moda – Ideologias presentes
nos discursos veiculados nas diferentes mídias. Dentre as diversas ideologias
que nos circundam, a ideologia da moda, nas nossas vidas, tem uma grande
representatividade e nem sempre nos traz algo que atenda às nossas necessidades
da forma como pensamos, agimos e/ou realmente precisamos; enfim, que respeite
nossa personalidade, nosso modo de ser, nossa religiosidade, nossa cultura. Por
vezes, compramos algum produto para nos sentirmos pertencentes aos padrões
impostos pela sociedade. É importante saber que podemos ter controle desta
ideologia, quando determinamos o que queremos e necessitamos vestir sem sermos
impulsionados por ela.
Trabalho 01 – A partir da leitura
e das observações anotadas e/ou pontos destacados que são importantes, construa
um mapa conceitual para cada ítem da moda exposto (Total 4 mapas conceituais) em
papel Canson Tamanho A4, com margem de 1 centímetros dos termos observados,
tendo como eixo central a moda. Capriche no desenho e nos detalhes. Se não
encontrar papel canson, utilize cartolina branca no tamanho 29,7 cm x 21 cm.
Caso não saiba o que é um mapa
conceitual, segue link de como contruir um: Significado de Mapa
conceitual (O que é, Conceito e Definição) - Significados
Trabalho 02 – Defina os conceitos
em tópicos dos termos abaixo:
01 – Dança Clássica, 02 – Dança
Moderna, 03 – Dança Contemporânea, 04 – Dança de Rua, 05 – Danças Folclóricas
Brasileiras, 06 – Danças de outros países, 07 – Dança do Ventre – 08 – Tango –
Tarantela – 09 -Flamenco
Trabalho 03 – Assista a um trecho
da peça Dom quixote disponível em: Don Quixote - Act I Finale
with Kitri Variation (Dutch National Ballet, Anna Tsygankova) - YouTube.
Através do que você observou,
produza um figurino baseado na obra, em folha Canson A4, pintado com lápis de
cor.
Habilidade EM13LGG502 Analisar
criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas
práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação
de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
Trabalho 01 – Leia o artigo
postado em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-preconceito.htm
e faça um breve resumo, colocando seu ponto de vista sobre o que foi lido.
Trabalho 02 - Estudante, um dos
temas preferidos dos compositores da música brasileira, seja para o estilo rap,
forró, bossa nova, xote, samba, pop rock, entre outros, tem um ponto comum, o
corpo de mulheres e de homens. Na maioria dos casos, o corpo feminino aparece
em muitas letras, implícita ou explicitamente, tratando de preconceitos,
estereótipos corporais e relações de poder presentes em práticas corporais. A
proposta, neste momento, é que você pesquise e selecione 3 músicas de estilos
diferentes, que tratem da temática corporal feminina e/ou masculina. Em
seguida, escreva as letras das músicas, fazendo uma leitura atenta, e grifando
(utilizar caneta marca texto e/ou lápis de cor com cores diferentes), cada
frase e/ou palavras que indiquem preconceitos, estereótipos e relações de
poder, finalize escrevendo um comentário com uma análise crítica e suas
considerações pessoais sobre cada uma das músicas.
Habilidade EM13LGG201 Utilizar
as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes
contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável,
heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Trabalho 01 – Escolha uma das 4
linguagens artísticas (Artes-Visuais, dança, teatro ou música) e promova um
projeto fictício com um tema relevante da sociedade (Drogas, fome, feminicídio,
injustiça etc) Desenvolva o projeto respondendo as questões abaixo.
1. Conceituação - Desenvolvimento da
ideia central do projeto. Nesta etapa,
pensar qual o tema do Projeto.
·
Qual é o tema a ser desenvolvido?
2.
Planejamento - Esboço, desenho ou
rascunho do projeto.
·
O que se pretende desenvolver?
·
Quais linguagens serão utilizadas?
·
Por que pretendem realizar o projeto na
linguagem escolhida?
·
A quem se destinará o produto gerado pelo
projeto? Comunidade escolar, pais e/ou responsáveis, comunidade do entorno da
Escola
·
Quem fará parte das equipes de trabalho para a
realização do projeto?
·
Quais recursos humanos, materiais e financeiros
serão necessários?
·
Em que período/data o projeto será realizado?
·
Quanto tempo de duração o projeto terá desde a
elaboração até a sua conclusão?
·
Onde será realizado? Na quadra, no pátio, na
sala de aula, no anfiteatro da escola, entre outros.
·
Como acontecerá a divulgação?
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
1 SÉRIE
2 BIMESTRE
Habilidade: EM13LGG704 –
Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por
meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do
conhecimento na cultura de rede.
Trabalho 01 – Acesse o link: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/historia-da-arte.htm
Escolha dois artigos do link
(Artigos História da Arte) e faça um
resumo das ideias contidas no texto. Para acessar o artigo, basta clicar no
link.
Trabalho 02 – Faça uma pesquisa
sobre cultura digital.
EM13LGG601 – Apropriar-se do
patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas
na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
Trabalho 01 – Observe as duas
imagens abaixo
Compare as imagens indicadas e
descreva o que você observa no comportamento das pessoas (visitantes) que
aparecem nas imagens, frente a obras de arte expostas em um determinado Museu.
Redija um texto de 20 linhas analisando as duas imagens. Em uma imagem existe
uma pessoa dialogando com as obras de arte, na segunda imagem temos uma pessoa
que foi ao museu para mexer no celular.
Trabalho 02 – Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZVfnS4UWeRE&t=313s
Depois de ter assistido ao vídeo,
construa uma história crítica baseada no seu entendimento sobre a performance
apresentada. A narrativa deverá conter 30 linhas.
EM13LGG305 – Mapear e criar,
por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política,
artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo
princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e
ética
Trabalho 01 – Produção de Grafite
– Faça um grafite no papel Canson tamanho A3, colorido, podendo ser usado lápis
de cor ou qualquer outro material. Observe o entorno da comunidade onde você
mora e promova um desenho que tem a cara da sociedade local. Caso não tenha
papel canson, use uma cartolina branca cortada no tamanho 29,7 cm x 42 cm
(Tamanho do Papel A3). Incluir margem de 2 cm no desenho.
Trabalho 02 – Leia os artigos
abaixo disponibilizado em:
02 - https://eusr.wordpress.com/grafite-tambem-e-ferramenta-social/
A partir da leitura dos artigos,
construa um texto crítico de uma página abordando o que foi estudado, isto é,
colocando suas ideias sobre seu entendimento do que leu.
Trabalho 03 – Observe a situação
abaixo
Agora responda as questões,
Incluir as perguntas no trabalho.
1) Nesse período em que a
humanidade é forçada a lidar com episódios traumáticos, como o da pandemia que
assolou as populações, o que as irmãs poderiam fazer para impulsionar o
processo criativo e estético delas na dança?
2) Quais atitudes práticas dentro
de casa as irmãs podem realizar?
3) O que o pai e a mãe das
meninas poderiam fazer para motivar e ajudar as filhas a não desistir da dança?
4) Como o Projeto Cultural Flor
de Lis poderia colaborar para que as irmãs não desistam da dança?
5) O que você acha que poderia
ter em comum a frase que Nayara publicou em seu perfil social, com o momento
que ela e as irmãs estão vivendo?
6) Em seu bairro, município ou
região existem Escolas e/ou Projetos Sociais / Culturais que oferecem aulas e
oficinas de artes visuais, teatro, música ou dança grátis? Que tal fazer uma
pesquisa, mapeando as informações?
7) Qualquer pessoa pode dançar,
em pé ou em cadeira de rodas. Atualmente a dança em cadeira de rodas é
executada em diferentes estilos, por exemplo, dança de salão, ballet clássico
ou moderno, entre outras modalidades. Pensando nesse contexto, faça um mapeamento,
se existem na escola estudantes com deficiência (visual, auditiva, física e
intelectual) que participam de atividades artísticas e culturais fora do âmbito
escolar. A partir das informações coletadas, proponha possibilidades de atuação
artística e cultural no espaço escolar que inclua esses estudantes. Descreva
como serão essas novas possibilidades.
EM13LGG301 – Participar de
processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens
(artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus
funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
Trabalho 01 – Produção de
Storyboard
Storyboard: são imagens
ilustrativas organizadas em uma série sequencial, que tem por objetivo mostrar
uma pré-visualização de um filme ou de uma animação. Como um roteiro desenhado,
esse layout é muito semelhante a uma história em quadrinhos.
Como fazer um storyboard
1) Pensar no enredo e criar a
história que será exibida no filme e/ou animação.
2) Criar e detalhar as
características de cada personagem.
3) Fazer um croqui (esboço) das
personagens em miniaturas.
4) Desenhar uma sequência
(roteiro cronológico) das cenas principais da história que será contada.
5) Descrever todas as cenas
detalhadamente com as falas das personagens, descrição do ambiente, os
sons/música do ambiente e as ações que serão desenvolvidas quadro a quadro.
6) Colocar na descrição do
storyboard, todas as informações relevantes para o desenvolvimento das cenas.
7) Finalizar com a montagem dos
quadros que deverão ser colados em um papel encorpado e dobrado com a sequência
da história.
Escolha um conto, uma crônica de
algum escritor famoso. Colocar o nome da obra e do escritor. Construa um Storyboard.
O trabalho deverá ser apresentado em numa folha de Canson A3, colorido. Caso
não tenha canson, poderá ser utilizado uma cartolina branca cortado no tamanho
42 cm x 29,7, com margem de 2cm.
Para ficar mais claro o que é um
storyboard, veja o vídeo disponibilizado em: https://www.youtube.com/watch?v=jM3BZq0jBdM
Trabalho 03 – Defina os conceitos
dos elementos estruturais da dança descritos abaixo:
Bailarinos
Cenário
Coreografia
Divulgação
Figurino
Produção
Iluminação
Maquiagem
Música
Palco
Plateia
Tema
Trabalho 04 – Defina os conceitos
dos elementos estruturais de uma produção teatral descritos abaixo.
Atores
Cenário
Divulgação
Figurino
História
Iluminação
Maquiagem
Plateia
Sonoplastia
Som
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
1 SÉRIE
3 BIMESTRE
(EM13LGG701) Explorar
tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus
princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo.
Produção de um vídeo-minuto:
Leia as instruções abaixo.
•
Pesquise em livros, revistas e na internet mais
informações e imagens sobre como a tecnologia digital está presente na arte;
•
Crie um roteiro com começo, meio e fim, com foco
nos elementos que compõem a narrativa;
•
Transforme esse roteiro em um storyboard;
•
Pesquise e escolha uma técnica de animação –
quadro a quadro tradicional, stop motion, animação de quadro branco,
animação mecânica, entre outras;
Trabalho 01 – Promover uma pesquisa
conforme as instruções. (Mínimo de 1 folha – Dois lados)
Trabalho 02 – Criação de um
roteiro baseado no que foi pesquisado.
Trabalho 03 – Crie um storyboard
baseado na criação do Roteiro. O Storyboard deverá ser feito numa folha de
papel canson A3 – com margem de 2cm – Colorido. Caso não tenha canson, pode ser
utilizado uma cartolina cortada no tamanho 29,7 cm x 42 cm.
Trabalho 04 – Produza um vídeo de
até 1 (um) minuto baseado no Storyboard – Deverá ser encaminhado para o e-mail adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br
(EM13LGG403) Fazer uso do
inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e
variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Trabalho 01 - Faça uma pesquisa
sobre peças teatrais (em cartaz)
inspiradas em textos literários (nacionais e internacionais). Além da pesquisa,
coloque sua visão crítica sobre o que você pesquisou.
Trabalho 02 - Em grupo, escrevam
um texto teatral utilizando a estrutura do roteiro e seus conhecimentos de
língua inglesa;
Imaginem quem e como são os
personagens;
Criem diálogos entre eles;
Escrevam uma história na qual no
primeiro momento, entendendo onde se passa a cena. Em seguida, desenvolvam a
história, dando ênfase ao momento do clímax e ao seu fechamento, ou seja, com
começo, meio e fim;
Trabalho 03 - Transcrevam o texto
dramático para a língua inglesa com a ajuda de um dicionário e/ou acessando um
tradutor na internet.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar
esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a
sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
Trabalho 01 - Escolha uma obra de
arte (de qualquer período e movimento artístico) e faça a leitura de imagem que
vocês preferirem – formal, interpretativa e/ou simbólica.
Tragam o máximo de informações
que conseguirem e busquem outras referências para validar seus apontamentos.
Trabalho 02 – Faça a releitura da
obra Operários de Tarsila do Amaral – Conforme exemplo abaixo. O trabalho deverá
ser realizado em papel canson tamanho A3 com margem de 2 centimetros, colorido.
Caso não tenha papel canson, poderá ser utilizado uma cartolina cortada em
tamanho 29,7 cm x 42 cm.
Obra Original
Releitura da Obra feita com
Emojis
Comentários
Postar um comentário