COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS - 1 SÉRIE

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS

1 SÉRIE

1 BIMESTRE

 

Informações importantes

1 – Todos os trabalhos escritos deverão ser feitos em papel almaço, feitos a mão, com capa em papel sulfite contendo nome da unidade escolar, série e nome completo do aluno.

2 – Os trabalhos visuais deverão ser feitos em papel Canson A3 – Com margem de 2 centímetros.

 

Habilidade: EM13LGG103 Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

 

Trabalho 01 - PESQUISA: Como a tecnologia mudou o universo na Arte?

Trabalho 02 – PESQUISA:  Como se constroem as visões sobre o corpo no universo da Arte?

 

Habilidade: EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

 

A seguir, são apresentados 4 pontos principais que farão parte das discussões do debate sobre visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias do Mundo da Moda, presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias. Leia-os atentamente, faça suas observações e anotações dos pontos importantes.

1 - Moda – Visões de mundo, presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias A moda sustentável está diretamente ligada a questões ecológicas. Essa moda procura despertar na sociedade a consciência de seu consumo, para que ela adote procedimentos mais condizentes com a preservação do meio ambiente e mais conscientes de toda a devastação da natureza em nome do consumo exacerbado. Sua produção de tecidos, sapatos, acessórios etc., procura criar um estilo próprio que atenda tanto a pequenos mercados de moda quanto às grandes grifes.

2 - Moda – Conflitos de interesse presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias. Nesses tempos de globalização, de tecnologia avançada e de consumismo desenfreado, é possível evidenciar conflitos de interesses das indústrias, do comércio, do público em geral, de toda uma cadeia que se forma, influenciando tendências e modismos que vão atingir diretamente o mercado consumidor de moda. Considerando, para tanto, todos os aspectos que envolvem este segmento, tais como os econômicos, os pessoais, sociais, históricos, entre outros.

3 - Moda – Preconceitos presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias O preconceito se reflete na condição humana em relação aos conceitos que estão estabelecidos por uma determinada sociedade. São opiniões que são emitidas sem dados objetivos, motivados por julgamentos e generalizações que se expressam muitas vezes, por meio de sentimentos hostis. No mundo da moda, fica evidente, dentre outros fatores, quando, por exemplo, falamos na diversificação dos padrões de beleza impostos pela sociedade, pelas mídias, pelo consumismo etc. Percebemos estes estranhamentos (preconceitos) quando nos deparamos com as questões rotineiras sobre moda para gordos, magros, altos, baixos, a cor rosa (para meninas) e azul (para meninos). São algumas classificações que evidenciam o preconceito existente no universo da moda.

4 - Moda – Ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias. Dentre as diversas ideologias que nos circundam, a ideologia da moda, nas nossas vidas, tem uma grande representatividade e nem sempre nos traz algo que atenda às nossas necessidades da forma como pensamos, agimos e/ou realmente precisamos; enfim, que respeite nossa personalidade, nosso modo de ser, nossa religiosidade, nossa cultura. Por vezes, compramos algum produto para nos sentirmos pertencentes aos padrões impostos pela sociedade. É importante saber que podemos ter controle desta ideologia, quando determinamos o que queremos e necessitamos vestir sem sermos impulsionados por ela.

Trabalho 01 – A partir da leitura e das observações anotadas e/ou pontos destacados que são importantes, construa um mapa conceitual para cada ítem da moda exposto (Total 4 mapas conceituais) em papel Canson Tamanho A4, com margem de 1 centímetros dos termos observados, tendo como eixo central a moda. Capriche no desenho e nos detalhes. Se não encontrar papel canson, utilize cartolina branca no tamanho 29,7 cm x 21 cm.

Caso não saiba o que é um mapa conceitual, segue link de como contruir um: Significado de Mapa conceitual (O que é, Conceito e Definição) - Significados

Trabalho 02 – Defina os conceitos em tópicos dos termos abaixo:

01 – Dança Clássica, 02 – Dança Moderna, 03 – Dança Contemporânea, 04 – Dança de Rua, 05 – Danças Folclóricas Brasileiras, 06 – Danças de outros países, 07 – Dança do Ventre – 08 – Tango – Tarantela – 09 -Flamenco

Trabalho 03 – Assista a um trecho da peça Dom quixote disponível em: Don Quixote - Act I Finale with Kitri Variation (Dutch National Ballet, Anna Tsygankova) - YouTube.

Através do que você observou, produza um figurino baseado na obra, em folha Canson A4, pintado com lápis de cor.

 

Habilidade EM13LGG502 Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.

Trabalho 01 – Leia o artigo postado em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-preconceito.htm e faça um breve resumo, colocando seu ponto de vista sobre o que foi lido.

Trabalho 02 - Estudante, um dos temas preferidos dos compositores da música brasileira, seja para o estilo rap, forró, bossa nova, xote, samba, pop rock, entre outros, tem um ponto comum, o corpo de mulheres e de homens. Na maioria dos casos, o corpo feminino aparece em muitas letras, implícita ou explicitamente, tratando de preconceitos, estereótipos corporais e relações de poder presentes em práticas corporais. A proposta, neste momento, é que você pesquise e selecione 3 músicas de estilos diferentes, que tratem da temática corporal feminina e/ou masculina. Em seguida, escreva as letras das músicas, fazendo uma leitura atenta, e grifando (utilizar caneta marca texto e/ou lápis de cor com cores diferentes), cada frase e/ou palavras que indiquem preconceitos, estereótipos e relações de poder, finalize escrevendo um comentário com uma análise crítica e suas considerações pessoais sobre cada uma das músicas.

Habilidade EM13LGG201 Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Trabalho 01 – Escolha uma das 4 linguagens artísticas (Artes-Visuais, dança, teatro ou música) e promova um projeto fictício com um tema relevante da sociedade (Drogas, fome, feminicídio, injustiça etc) Desenvolva o projeto respondendo as questões abaixo.

 

1.  Conceituação - Desenvolvimento da ideia central do projeto. Nesta etapa,  pensar qual o tema do Projeto.

 

·         Qual é o tema a ser desenvolvido?

 

2.       Planejamento - Esboço, desenho ou rascunho do projeto.

 

·         O que se pretende desenvolver?

·         Quais linguagens serão utilizadas?

·         Por que pretendem realizar o projeto na linguagem escolhida?

·         A quem se destinará o produto gerado pelo projeto? Comunidade escolar, pais e/ou responsáveis, comunidade do entorno da Escola

·         Quem fará parte das equipes de trabalho para a realização do projeto?

·         Quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários?

·         Em que período/data o projeto será realizado?

·         Quanto tempo de duração o projeto terá desde a elaboração até a sua conclusão?

·         Onde será realizado? Na quadra, no pátio, na sala de aula, no anfiteatro da escola, entre outros.

·         Como acontecerá a divulgação?

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS

1 SÉRIE

2 BIMESTRE

 

Habilidade: EM13LGG704 – Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

Trabalho 01 – Acesse o link: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/historia-da-arte.htm

Escolha dois artigos do link (Artigos História da Arte)  e faça um resumo das ideias contidas no texto. Para acessar o artigo, basta clicar no link.

Trabalho 02 – Faça uma pesquisa sobre cultura digital.

 

EM13LGG601 – Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

Trabalho 01 – Observe as duas imagens abaixo


Compare as imagens indicadas e descreva o que você observa no comportamento das pessoas (visitantes) que aparecem nas imagens, frente a obras de arte expostas em um determinado Museu. Redija um texto de 20 linhas analisando as duas imagens. Em uma imagem existe uma pessoa dialogando com as obras de arte, na segunda imagem temos uma pessoa que foi ao museu para mexer no celular.

 

Trabalho 02 – Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZVfnS4UWeRE&t=313s

Depois de ter assistido ao vídeo, construa uma história crítica baseada no seu entendimento sobre a performance apresentada. A narrativa deverá conter 30 linhas.

 

EM13LGG305 – Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética

Trabalho 01 – Produção de Grafite – Faça um grafite no papel Canson tamanho A3, colorido, podendo ser usado lápis de cor ou qualquer outro material. Observe o entorno da comunidade onde você mora e promova um desenho que tem a cara da sociedade local. Caso não tenha papel canson, use uma cartolina branca cortada no tamanho 29,7 cm x 42 cm (Tamanho do Papel A3). Incluir margem de 2 cm no desenho.

Trabalho 02 – Leia os artigos abaixo disponibilizado em:

01 - https://noticias.r7.com/internacional/grafiteiro-kobra-defende-arte-de-rua-como-escape-para-jovens-da-periferia-05112014

02 - https://eusr.wordpress.com/grafite-tambem-e-ferramenta-social/

A partir da leitura dos artigos, construa um texto crítico de uma página abordando o que foi estudado, isto é, colocando suas ideias sobre seu entendimento do que leu.

 

Trabalho 03 – Observe a situação abaixo





Agora responda as questões, Incluir as perguntas no trabalho.

1) Nesse período em que a humanidade é forçada a lidar com episódios traumáticos, como o da pandemia que assolou as populações, o que as irmãs poderiam fazer para impulsionar o processo criativo e estético delas na dança?

2) Quais atitudes práticas dentro de casa as irmãs podem realizar?

3) O que o pai e a mãe das meninas poderiam fazer para motivar e ajudar as filhas a não desistir da dança?

4) Como o Projeto Cultural Flor de Lis poderia colaborar para que as irmãs não desistam da dança?

5) O que você acha que poderia ter em comum a frase que Nayara publicou em seu perfil social, com o momento que ela e as irmãs estão vivendo?

6) Em seu bairro, município ou região existem Escolas e/ou Projetos Sociais / Culturais que oferecem aulas e oficinas de artes visuais, teatro, música ou dança grátis? Que tal fazer uma pesquisa, mapeando as informações?

7) Qualquer pessoa pode dançar, em pé ou em cadeira de rodas. Atualmente a dança em cadeira de rodas é executada em diferentes estilos, por exemplo, dança de salão, ballet clássico ou moderno, entre outras modalidades. Pensando nesse contexto, faça um mapeamento, se existem na escola estudantes com deficiência (visual, auditiva, física e intelectual) que participam de atividades artísticas e culturais fora do âmbito escolar. A partir das informações coletadas, proponha possibilidades de atuação artística e cultural no espaço escolar que inclua esses estudantes. Descreva como serão essas novas possibilidades.

 

EM13LGG301 – Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

Trabalho 01 – Produção de Storyboard

Storyboard: são imagens ilustrativas organizadas em uma série sequencial, que tem por objetivo mostrar uma pré-visualização de um filme ou de uma animação. Como um roteiro desenhado, esse layout é muito semelhante a uma história em quadrinhos.

 

Como fazer um storyboard

1) Pensar no enredo e criar a história que será exibida no filme e/ou animação.

2) Criar e detalhar as características de cada personagem.

3) Fazer um croqui (esboço) das personagens em miniaturas.

4) Desenhar uma sequência (roteiro cronológico) das cenas principais da história que será contada.

5) Descrever todas as cenas detalhadamente com as falas das personagens, descrição do ambiente, os sons/música do ambiente e as ações que serão desenvolvidas quadro a quadro.

6) Colocar na descrição do storyboard, todas as informações relevantes para o desenvolvimento das cenas.

7) Finalizar com a montagem dos quadros que deverão ser colados em um papel encorpado e dobrado com a sequência da história.

Escolha um conto, uma crônica de algum escritor famoso. Colocar o nome da obra e do escritor. Construa um Storyboard. O trabalho deverá ser apresentado em numa folha de Canson A3, colorido. Caso não tenha canson, poderá ser utilizado uma cartolina branca cortado no tamanho 42 cm x 29,7, com margem de 2cm.

Para ficar mais claro o que é um storyboard, veja o vídeo disponibilizado em: https://www.youtube.com/watch?v=jM3BZq0jBdM

 

Trabalho 03 – Defina os conceitos dos elementos estruturais da dança descritos abaixo:

Bailarinos

Cenário

Coreografia

Divulgação

Figurino

Produção

Iluminação

Maquiagem

Música

Palco

Plateia

Tema

 

Trabalho 04 – Defina os conceitos dos elementos estruturais de uma produção teatral descritos abaixo.

Atores

Cenário

Divulgação 

Figurino

História

Iluminação

Maquiagem

Plateia

Sonoplastia

Som

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS

1 SÉRIE

3 BIMESTRE

(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo.

 

Produção de um vídeo-minuto:

Leia as instruções abaixo.

       Pesquise em livros, revistas e na internet mais informações e imagens sobre como a tecnologia digital está presente na arte;

       Crie um roteiro com começo, meio e fim, com foco nos elementos que compõem a narrativa;

       Transforme esse roteiro em um storyboard;

       Pesquise e escolha uma técnica de animação – quadro a quadro tradicional, stop motion, animação de quadro branco, animação mecânica, entre outras;

Trabalho 01 – Promover uma pesquisa conforme as instruções. (Mínimo de 1 folha – Dois lados)

Trabalho 02 – Criação de um roteiro baseado no que foi pesquisado.

Trabalho 03 – Crie um storyboard baseado na criação do Roteiro. O Storyboard deverá ser feito numa folha de papel canson A3 – com margem de 2cm – Colorido. Caso não tenha canson, pode ser utilizado uma cartolina cortada no tamanho 29,7 cm x 42 cm.

Trabalho 04 – Produza um vídeo de até 1 (um) minuto baseado no Storyboard – Deverá ser encaminhado para o e-mail adrianoberga@prof.educacao.sp.gov.br

(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.

Trabalho 01 - Faça uma pesquisa sobre  peças teatrais (em cartaz) inspiradas em textos literários (nacionais e internacionais). Além da pesquisa, coloque sua visão crítica sobre o que você pesquisou.

Trabalho 02 - Em grupo, escrevam um texto teatral utilizando a estrutura do roteiro e seus conhecimentos de língua inglesa;

Imaginem quem e como são os personagens;

Criem diálogos entre eles;

Escrevam uma história na qual no primeiro momento, entendendo onde se passa a cena. Em seguida, desenvolvam a história, dando ênfase ao momento do clímax e ao seu fechamento, ou seja, com começo, meio e fim;

Trabalho 03 - Transcrevam o texto dramático para a língua inglesa com a ajuda de um dicionário e/ou acessando um tradutor na internet.

 

(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Trabalho 01 - Escolha uma obra de arte (de qualquer período e movimento artístico) e faça a leitura de imagem que vocês preferirem – formal, interpretativa e/ou simbólica.

Tragam o máximo de informações que conseguirem e busquem outras referências para validar seus apontamentos.

Trabalho 02 – Faça a releitura da obra Operários de Tarsila do Amaral – Conforme exemplo abaixo. O trabalho deverá ser realizado em papel canson tamanho A3 com margem de 2 centimetros, colorido. Caso não tenha papel canson, poderá ser utilizado uma cartolina cortada em tamanho 29,7 cm x 42 cm.

Obra Original

 



 

Releitura da Obra feita com Emojis

 



Comentários

Postagens mais visitadas